(31) 3332-0875

Instituição

A Patrulha Aérea Civil/P A C foi criada no Brasil em 16 de abril de 1959, sob autorização do Ministro da Aeronáutica Francisco de Assis Correia de Melo e tendo como fundadores os Oficiais da Aeronáutica Major Brigadeiro do Ar Alfredo Gonçalves Correia "in memorian", juntamente com o Coronel Aviador Antônio da Costa Faria "in memorian", da então DA .C, a chamada Diretoria da Aeronáutica Civil na então Capital da República dos Estados Unidos do Brasil, o Rio de Janeiro. A origem da criação desta Patrulha no Brasil se deve a atuação de oficiais da Força Aérea Brasileira­ FAB que visitaram a CAP-USA (Civil Air Patrol) e vislumbraram a grande utilidade que esta organização poderia ter em nosso país cobrindo na época uma lacuna em Busca, Resgate e Salvamento. Apoiada naquela ocasião, em caráter legítimo por políticos, imprensa, militares, aviadores e jornalistas de várias nações, a PAC- BRASIL surgiu já grande em autêntica consolidação e representatividade. Importantes missões foram designadas para a PAC-BRASIL, tais como desenvolver e apoiar aeroclubes no país, apoiar a Fundação Santos Dumond, apoiar a criação do Museu da Aeronáutica, difundir e divulgar o conhecimento aeronáutico, missões de busca, resgate, patrulhamento aéreo, entre muitas outras. Em poucos meses, esta instituição apresentava uma fila interminável de voluntários no alistamento para recrutas em todo Brasil. Na década de 60, a PAC apresentava um corpo com 100.000 membros em todo o país. A PAC é uma Força Auxiliar de Resgate presente em vários países do mundo, criada inicialmente nos Estados Unidos da América como um Grupamento Especial de Resgate Aéreo de Pilotos desaparecidos no início da Segunda Guerra Mundial. Com o sucesso e reconhecimento, posteriormente surgiu em vários países. Após o peáodo da guerra, o papel da PAC se reafirmou como órgão auxiliar no Controle e Mapeamento Ambiental, Fiscalização de Aeroclubes, Apoio nas seguintes atividades: Controle do Espaço Aéreo Civil, na Segurança, Fiscalização e Administração de Aeroportos e Museus Nacionais Aeroespaciais, como órgão Supervisor e Coordenador de Escoteirismo, nos países membros pelo mundo. Esta instituição se tomou referência em cursos de especialização e m obras táticas conjuntas para Resgate e Salvamento em Catástrofes ou Grandes Tragédias. Dentre as principais missões cumpridas, destacam se: Socorro a população no rompimento da Barragem de Orós no Ceará em 22/03/1960, o Resgate das Vítimas do Incêndio no Gran Circo Americano em Niterói- RJ em 17/12/1961, Apoio no Resgate do Naufrágio do Navio Bateau Mouche em 31/12/1988 no Rio de Janeiro, Apoio no Resgate das Vítimas da Queda da Aeronave dos Mamonas Assassinas em 02/03/1996 em Guarulhos

- SP. Em 10 de novembro de 2018 - Apoio no resgate do deslizamento do Morro Boa Esperança, em Niterói/RJ, Com 15 vítimas fatais. Em 21 de novembro de 2018-Auxfüo no resgate do corpo da turista Catarinense na Região de Arraial do Cabo/RJ. Em 25 de janeiro de 2019 - Apoio nas atividades de buscas às vítimas do deslizamento da Barragem de Brumadinho, Na Região Metropolitana de Minas Gerais, com 244 mortos e 26 desaparecidos.

 

Em 09 de abril de 2019 - Auxílio nas buscas pelas vítimas do Deslizamento da encosta na Ladeira do Leme/RJ, soterrando um táxi, deixando 3 mortos ( O motorista, uma senhora e sua neta). Em 10 de abril de 2019 - Auxílio às vítimas das enchentes no Bairro Jardim Maravilha, Guaratiba/RJ. Em 12 de abril de 2019-Atuação nasbuscas das vítimas do desabamento dos prédios localizados na Muzema, Zona Oeste do Rio de janeiro, com 24 mortos.

Com a criação do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento o PARASAR em 1964, a Patrulha Aérea Civil de forma independente continuou as suas atividades até os dias de hoje como Força Auxiliar de Resgate dos órgãos públicos e militar, agregando também a sustentabilidade e as ações sociais. As atividades desenvolvidas são amplamente divulgadas na internet e outras mídias e, cada decisão pautada, é cuidadosamente analisada por competente consultoria jurídica para garantia de total constitucionalidade no mais estrito cumprimento das Leis Nacionais. O valor do precioso trabalho exercido gratuitamente pelo voluntariado em missões garantiu a este órgão notoriedade Nacional, de modo a se tomar Utilidade Pública nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal, conforme as Leis no 963/59 e no 565/64.3691. Para tanto, cumprimos a nossa missão em ações humanitárias com atendimento médico e odontológico, distribuição de medicamentos, roupas e cestas básicas somadas aos projetos de responsabilidade social e ambiental, através de cursos gratuitos, atividades desportivas, gincanas e passeios por lugares de valor Cultural ou Históricos. O intuito deste objetivo é garantir dignidade aos menos favorecidos e maior chance de competitividade profissional no mercado de trabalho. Nosso foco se baseia em: Orientar crianças de comunidades carentes com elevados índices de miséria e violência urbana, e orientá-las para um melhor aperfeiçoamento como cidadão. Acreditamos ser esta a base de uma sociedade democrática e mais justa. A educação é a única solução para o fim da Miséria na Humanidade. A imagem e o nome da PAC é o nosso grande legado, agindo agora, parcerias com o governo e com a iniciativa privada, certamente se abrirão em múltiplas possibilidades. A oportunidade que surge hoje para a PAC com demais setores da sociedade civil e militar, é talvez única A combinação da condição internacional e nacional junto ao agravamento dos eventos climáticos extremos, o aumento vertiginoso no tráfego aéreo da aviação civil e comercial, somada às dificuldades do governo em lidar com a enorme demanda de serviços decorrentes do avanço social e econômico no Brasil, entre muitos fatores, favorecem o momento para uma definitiva reconsolidação da Patrulha Aérea Civil no Brasil.